Em tempo real, o público poderá acessar o clima em todas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo e consultar informações sobre temperatura, umidade relativa do ar, direção e intensidade do vento, além de pressão reduzida ao nível médio do mar.
“O portal é uma referência importante para quem precisa de informações meteorológicas porque reúne toda a informação relevante de forma acessível e em um único local”, diz o chefe interino da divisão de operações do CPTEC, Waldenio Gambi. Para facilitar a navegação, a ferramenta é oferecida em três idiomas: português, espanhol e inglês.
Segundo Giovanni Dolif, meteorologista do CPTEC, o portal também contribui para que haja tempo suficiente para que as ações possam ser tomadas em caso de mudanças climáticas em busca de mitigar os impactos de possíveis eventos meteorológicos”, durante os jogos do mundial em todas as cidades-sede.
Tecnologia
O monitoramento meteorológico é feito pelas redes do Inpe e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). “Para a previsão numérica de tempo há dois modelos regionais de alta-resolução executados duas vezes por dia no supercomputador do Inpe”, explicou Gambi. “O resultado final é uma página que agrega contribuições de várias instituições federais que atuam”.
Para ele, a realização de um evento importante como a Copa do Mundo no Brasil “é uma oportunidade para o Brasil mostrar a capacidade da meteorologia nacional e que o país está avançado no setor”.
MCTI/