Meio Ambiente

Inmet alerta sobre baixa umidade no Centro-Oeste e no Tocantins

Período mais crítico será das 13 às 18 horas

Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de perigo decorrente da baixa umidade em localidades da Região Centro-Oeste e do Tocantins. O período de maior risco vai das 13 às 18 horas desta terça-feira (16).

A expectativa é de que a umidade do ar varie entre 20% e 12%, o que aumenta os riscos de incêndios florestais. De acordo com o instituto, as áreas mais afetadas serão o norte e o nordeste de Mato Grosso; as áreas central, norte, sul e noroeste de Goiás; o leste e o oeste do Tocantins, na Região Norte.

Riscos para a saúde

O Inmet chama atenção para os riscos que a baixa umidade aumenta a incidência de doenças respiratórias e ainda em desconforto nos olhos, boca e nariz, além de ressecamento da pele.

Diante desse cenário, é sugerido que se evite atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. O Inmet sugere também que as pessoas bebam bastante água; que usem hidratante para a pele; e que umidifiquem o ambiente.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Edição: Maria Claudia

Foto:
© Antônio Cruz/Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Agência de Notícias

About Author

Você também pode se interessar

Meio Ambiente Opinião

Educação para as mudanças climáticas

Por Caiubi Kuhn Geólogo, Doutor em Geociência e Meio Ambiente (UNESP), Professor na UFMT Recentemente, em uma conversa, uma amiga
Meio Ambiente

Sema propõe medidas para minimizar impactos da escassez de chuva na Bacia do Paraguai

Instrução normativa institui o regime de controle especial do uso de recursos hídricos escassez hídrica estabelecida pela Agência Nacional de