Reconquistar espaço no mercado de trabalho pode ser mais fácil nos três primeiros meses do ano. Segundo a professora do curso de Administração da Unic Beira Rio, Marizete Borges, esse período é marcado pela busca de empresas que estão atrás de talentos para atingir objetivos específicos, como novas metas e resultados anuais.
“Preparar-se para as oportunidades é importante e um diferencial quando as vagas surgirem. Não há mágica para garantir um emprego, mas algumas dicas podem ser decisivas na disputa por uma vaga”, aponta.
A professora selecionou cinco pontos a serem levados em consideração antes de pleitear um novo emprego:
Destaque soft skills e hard skills
Os recrutadores estão cada vez mais atentos às habilidades essenciais, que podem ser chamadas de soft skills e hard skills. A primeira, se refere a habilidades que dizem respeito aos relacionamentos interpessoais, sociais, ligados à capacidade de se comunicar claramente, ter resiliência, empatia, respeito etc.
Já as hard skills, são habilidades específicas, como pontos mais técnicos desde a capacidade de ler até o trabalho com sistemas informacionais complexos.
Fique on-line
Na era digital, a tecnologia deve estar aliada aos potenciais do candidato e, por isso, é preciso que haja o cadastro nos principais sites com vagas disponíveis, participar de grupos e de comunidades relacionados ao métier e atualizar as redes sociais de perfil profissional.
Leia notícias
As discussões que fazem parte de entrevistas de seleção abordam assuntos da atualidade e a melhor maneira de manter-se informado é com a leitura dos principais veículos de comunicação, tais como jornais e portais de notícia.
Prepare o currículo
Deixar claro qual a trajetória profissional, valoriza o histórico profissional. Vale destacar a evolução em experiências adquiridas na ocupação de determinado cargo.
Valorize contatos
Um bom networking pode potencializar a carreira e auxiliar no retorno ao mercado de trabalho. Importante estabelecer uma conexão com outros profissionais da mesma área e criar uma rede de contatos, com aproximação e bom senso.
Seja confiante!
A autoestima vale como uma maneira de conquistar a atenção de recrutadores. Autoconhecimento é importante para acreditar no próprio potencial, no aspecto profissional e pessoal. Destacar as habilidades e sonhos com humildade e confiança é necessário para ser bem recebido por empresas..