Mix diário

Inflação de serviços no IPCA sai de 0,39% em agosto para 0,13% em setembro

A inflação de serviços – usada como termômetro de pressões de demanda sobre os preços – passou de um aumento de 0,39% em agosto para uma alta de 0,13% em setembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Os preços de itens monitorados pelo governo saíram de uma deflação de 0,61% em agosto para uma elevação de 1,87% em setembro.

No acumulado em 12 meses, a inflação de serviços passou de 6,17% em agosto para 6,14% em setembro. A inflação de monitorados em 12 meses saiu de 4,21% em agosto para 5,11% em setembro.

Segundo Fernando Gonçalves, técnico do IPCA no IBGE, a inflação de serviços é “um pouco mais resistente”, devido à influência do elevado nível de emprego e renda, que aumentam o consumo, estimulando assim a demanda.

“Tem muita influência de salário. O nível de desocupação está baixo, boa parte da população está empregada, o nível de renda está mais elevado. Isso tudo estimula consumo. No caso de serviços, que é um pouco mais resistente, pode ser que tenha ainda um pouco de pressão inflacionária”, afirmou Gonçalves.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve