As instituições terão de 3 de fevereiro a 22 de abril para preencher os questionários online e importar dados pela internet. O cronograma é diferenciado para as universidades federais, que deverão acessar o sistema de 3 de fevereiro a 18 de março. Segundo a portaria, no caso dessas instituições, as informações obtidas no censo servirão para o cálculo da matriz orçamentária e de outros custeios.
Após o preenchimento dos dados, o Inep verifica a consistência deles. O sistema é, então, reaberto para conferência e validação dos dados pelas instituições. Neste caso, as instituições federais farão a conferência e a validação dos dados entre 31 de março e 30 de abril de 2014. As demais instituições, entre 12 de maio e 20 de junho.
O objetivo do censo é oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do ensino superior. A coleta inclui dados relativos a corpo docente e organização acadêmica. Os questionários são preenchidos pelo representante legal ou pelo chamado pesquisador institucional.
Segundo o Censo de 2012, o Brasil tem mais de 7 milhões de matrículas na graduação, em mais de 2,4 mil instituições.
Agência Brasil