Cidades

Indústria de Mato Grosso registra o maior crescimento nacional em março

Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada neste mês mostra que Mato Grosso teve aumento de 9,3% na produção industrial na passagem de fevereiro para março de 2023. O indicador, que foi o maior do país no recorte mensal, foi puxado pelos setores de produtos alimentícios (carnes de bovinos frescas ou refrigeradas, óleo de soja refinado e resíduos de extração de soja), bebidas, produtos de madeira, biocombustíveis, produtos químicos (fertilizantes químicos das fórmulas NPK e Cloretos de potássio) e produtos de minerais não metálicos (clinquer e argamassas).

Os resultados mostram uma recuperaçãono início do ano, mas ainda tímida em relação aos níveis de 2022, segundo o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Sílvio Rangel. De acordo com o representante, o setor mato-grossense deve continuar crescendo – com destaque para setor de alimentos e de biocombustíveis. “Temos potencial para expandir esses setores, o trabalho é dar ênfase na verticalização da indústria, expandindo os mercados nacional e internacional”.

Desenvolvimento do setor gera empregos

Construção de fábrica de farinha de trigo deve fomentar o mercado de trabalho em Mato Grosso. Conforme a empresa Moinho Anaconda, a estimativa é gerar 30 empregos diretos e, após a expansão com moinho, mais de 230 postos de trabalho. Executivos da companhia estiveram em Barra do Garças, Primavera do Leste e Rondonópolis para definir em quais dessas cidades eles farão o aporte financeiro ainda neste ano.

“São cidades localizadas, estrategicamente, nas rotas comerciais que temos. Tanto essas cidades quanto Cuiabá são importantes pontos logísticos para atendimento comercial de toda a região Centro-Oeste”, comenta o diretor da unidade da Moinho Anaconda em Curitiba, Max Piermartiri.

A unidade que será instalada em Mato Grosso, por ora, seria uma indústria para o envase, ou seja, ensacar a farinha de trigo vinda da fábrica de Curitiba. A abertura da fábrica tem o objetivo de estimular a produção do cereal no estado. “Não só para o consumo interno, mas também para exportação para outros estados e, eventualmente, para outros países”. (com informações da assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.