Cidades DESTAQUE 2

Indústria de Mato Grosso mantém saldo positivo na criação de empregos, aponta balanço do Caged

A indústria de Mato Grosso manteve o saldo positivo na criação de postos de trabalho e se destacou com o segundo melhor desempenho entre os demais setores do estado. A diferença entre as admissões e demissões foi de 611 postos formais de empregos mantidos em setembro, considerando a indústria com 360 e construção com 251, de acordo com dados Novo Caged analisados pelo Observatório da Indústria do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt).

“Esses números refletem o crescimento e a resiliência da indústria de Mato Grosso, que continua a se destacar no cenário econômico regional. Quando comparado com 2023, tivemos um crescimento de 3,8% no saldo de empregos da indústria em setembrode2024”, pontuou a gerente do Observatório, Vanessa Gasch.

Entre os setores, a liderança foi mantida pelo segmento de serviços (com 1.121 de saldo). O comércio (90) e a agropecuária (-99), ocuparam a terceira e quarta posição, respectivamente. Em todo o estado, o saldo foi de 1.723 empregos. Os números fazem referência ao cenário empregatício de setembro e mostram 51 mil contratações e 50 mil desligamentos.

Esse resultado registra uma variação relativa do estoque (comparado com o estoque do mês anterior, agosto de 2024) de 0,18%, e quando comparado com o mesmo período do ano anterior (setembro de 2023), um aumento de 3,78%.

No mês em questão, a indústria de Mato Grosso, foi impulsionada principalmente pela indústria de transformação, com saldo de 363 novos postos de trabalho, com destaque para a atividade “Fabricação de produtos alimentícios”, que foi responsável por 281 postos de trabalho.

A atividade de “Abate e fabricação de produtos de carne” teve 244 vagas de trabalho criadas.Ainda dentro do setor industrial, na construção, a atividade de “Serviços especializados para construção” teve saldode155vagas.

João Freitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.