Nacional

Índios fazem vigília no STF a favor da demarcação de terras

Um grupo de 53 indígenas do Mato Grosso do Sul, representantes de diferentes etnias, iniciou na noite de quinta-feira (21) uma vigília em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, para protestar contra a revisão de terras que já estavam demarcadas. Eles reclamam ainda que não são ouvidos pela Justiça nos processos.

Com velas e faixas, os manifestantes cantaram e dançaram no gramado do lado de fora, que foi isolado do prédio por grades.

O grupo formado por índios das etnias terena, guarani-kaiowá e guarani-ñandeva promete passar a noite no local. Há quatro crianças entre os participantes o ato.

O protesto encerra a agenda dos indígenas no Distrito Federal. Durante a semana, eles mantiveram encontros com integrantes dos três poderes.

Do Executivo, eles cobraram a retomada do processo de demarcação de terras e a efetivação do presidente interino da Fundação Nacional do Índio 

Apesar do esforço, o guarani-kaiowá Braulio Avapoty, 24 anos, disse que eles voltam para o seu Estado de origem com pouca coisa concreta nas mãos.

“Viemos buscar uma resposta para levarmos para as nossas tribos, mas até agora não temos nada”, disse.

“Estamos requerendo apenas o que é nosso por direito. Enquanto isso, estamos morando na beira de estradas.”

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus