Opinião

Indígenas na Rádio Comunitária CPA FM 105.9 (I)

Essa é pra tocar na rádio, nome do prefácio do livro A floresta canta! Uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil (2014), de Magda Pucci e Berenice de Almeida, escrito por Airton Krenak, me inspirou a escrever esta crônica. Krenak, uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, teceu considerações acerca da riqueza musical indígena. À época, mostrou-se queixoso por haver “uma única coleção de música popular brasileira, feita por Marcus Pereira, [que] trazia uma ou outra gravação de cantos indígenas, mas não era tocada no rádio”.

Fundado em 1973, Marcus Pereira foi um selo independente de músicas regional e popular brasileira, criado pelo publicitário e bacharel em Direito, Marcus Pereira. A gravadora, no decorrer de 15 anos de existência, lançou aproximadamente 144 álbuns, todos de música brasileira. Ailton Krenak, desejava que o som das aldeias chegasse às cidades, às casas dos brasileiros que não tinham acesso (a maioria nem conhecia) às composições e arranjos musicais dos povos indígenas. Dessa inquietude, de 1985 a 1990, o líder indígena esteve à frente do Programa de Índio.

Apresentado pela Rádio USP, foi produzido pela União das Nações Indígenas que, pela primeira vez, oportunizou povos indígenas a se fazerem presentes em radiodifusão em banda larga para revelar suas particularidades culturais, bem como as situações de contato com a sociedade não índia. O Programa de Índio, a partir de 1987, cruzou divisas para chegar a outros Estados – Rádio Universidade de Santa Maria (RS), Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG) e Kaiowá de Dourados (MS). Em 4 anos e 9 meses, com 220 programas semanais, com 30 minutos de duração, vozes indígenas percorreram em ondas de frequência radiofônica.

Em 2013 chegou a Rádio Yandê, palavra Tupi-guarani que quer dizer “nós”.  A primeira rádio on line indígena do Brasil foi criada pela jornalista Tupinambá Renata Machado, pelo artista plástico, publicitário e designer Baniwa Denilson Monteiro e pela indígena Tupinambá, com formação em Marketing, Anápuáka Muniz. O objetivo central da iniciativa foi a de dar voz aos indígenas, protagonistas indígena de suas próprias histórias. Para além do território brasileiro, Yandê tem audiência em 40 países, dentre eles, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia.

Em 22 de novembro de 2017, foi ao ar, na Rádio Comunitária FM 105.9, o programa Terra Brasilis, inicialmente apresentado por mim e Thays Oliveira Silva, Assistente Social.

(continua na próxima semana)

 

Redação

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Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

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