Política

Indicação de Janete Riva ao TCE ganha repercussão nacional

Indicação da ex-secretária de Cultura do Estado, Janete Riva (PSD), para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), ganhou repercussão nacional de forma negativa. Com a manchete “Mulher de ‘ficha-suja’ é indicada para o TCE de Mato Grosso”, o portal do Folha de São Paulo destacou que a mulher do deputado José Riva (PSD) – político com mais de 100 processos por impunidade administrativa, foi indicada pela Assembleia Legislativa para o cargo de conselheira.

O jornal relembrou a prisão de Janete em 2010 pela Polícia Federal. A social democrata foi acusada de crimes ambientais, além de responder a processos de formação de quadrilha, desmatamento ilegal e trabalho escravo.

Indicação polêmica

A indicação de Janete Riva causou revolta de diversas instituições, como a dos próprios servidores do Tribunal de Contas do Estado, que estão prontos para formar outro movimento histórico na tarde desta terça-feira (16). 

Liderados pelas quatro entidades de classe do órgão – um sindicato e três associações – e com apoio de representantes de vários movimentos como o 'Muda Brasil' e 'Contra a Corrupção', centenas de pessoas devem seguir para a Assembleia Legislativa para acompanhar a sabatina da ex-secretária de Cultura do Estado.

Enquanto isso, o Ministério Público Estadual (MPE) e a OAB de Mato Grosso tentam anular a indicação da AL na Justiça. A alegação das instituições é a de que Janete não atende aos requisitos básicos para assumir o cargo, como o notório conhecimento jurídico, contábil, econômico e financeiro. 

Sabatina

Nesta terça-feira, às 17 horas, Janete deve ser sabatinada pelos deputados estaduais na AL. A mulher de José Riva responderá aproximadamente dez questões sobre normas e técnicas jurídicas contábeis.
 
Após, o seu nome será submetido à votação secreta pelos parlamentares e deverá obter 15 votos favoráveis à indicação. 

Veja na integra a matéria do Folha de São Paulo

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões