Formam essa triste lista os municípios de Itaúba, Barra do Bugres, Nova Maringá, Confresa, Terra Nova do Norte, Pontal do Araguaia, Nova Guarita, Santa Cruz do Xingu e Santa Terezinha, e o pior é que a previsão para a próxima semana é de calor intenso e clima abafado que resultam em chuva a qualquer hora.
Nesses locais, equipes do Governo do Estado e Municípios trabalham emergencialmente para minimizar as consequências das chuvas. Abrigando famílias como em Barra do Bugres, um dos primeiros municípios a alagar, onde cerca de 300 pessoas estão em abrigos por causa da elevação no nível do Rio Paraguai. Tentam também liberar o trafego em vias essenciais para o escoamento da produção de grãos do estado.
Estradas
Os caminhos que escoam as riquezas do Estado, como gado, soja e madeira, também levam até os municípios mais distantes o essencial à vida. Exemplo disso é a MT-208 está interditada, devido à cheia do rio Apiacás ela liga Alta Floresta a Nova Monte Verde, Apiacás, Nova Bandeirantes e São José do Apuí. O medo é que faltam suprimentos e até combustível caso o volume de águas não diminua. A expectativa desses municípios é que os rios e lagos baixem, o que não deve ocorrer se as chuvas continuarem.