Cidades

Incêndios em MT atingem Pantanal e Parques do Xingu e de Chapada dos Guimarães

Mato Grosso já tem mais de 24 mil focos de calor neste ano, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É a pior situação em dez anos. Há incêndios de grandes proporções no Parque Indígena do Xingu, que fica na região Amazônica, no Pantanal e no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que está dentro do Cerrado.

A fumaça atinge a região metropolitana de Cuiabá e o interior. Em Chapada, o fogo se alastrou há duas semanas. As chamas estavam na borda do parque e depois entraram mata adentro, o que está dificultando o combate.

A área que está queimando ainda está sendo mapeada. No ano passado, metade do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães pegou fogo.

O ano de 2019 foi crítico e, em 2020, o número de focos de calor já é 27% maior.

No Parque do Xingu, o fogo é combatido apenas por um grupo pequeno de brigadistas indígenas, numa área de mais de nove quilômetros.

O Pantanal tem a pior situação: mais de um milhão de hectares já foram queimados, segundo estimativa do Ibama.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.