O incêndio no Parque do Cristalino II, que começou no sábado (13), em Novo Mundo, a 791 km de Cuiabá, pode ter sido causado por uma aeronave que pousou no local, segundo o delegado de Guarantã do Norte (MT) responsável pelas investigações Lucas Lélis. O fogo continua e já dura cerca de cinco dias.
Conforme o delegado, uma equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) recebeu um alerta de desmatamento na área. Com isso, as equipes foram até o local.
“Segundo as informações levantadas no local, no sábado, moradores próximos da área observaram a movimentação de uma aeronave. Ela pousou na região e logo depois decolou. Após a decolagem, o incêndio iniciou. A princípio, haveria uma ligação entre a movimentação dessa aeronave na região do incêndio e a provocação das chamas”, disse o Lucas Lélis.
A Rede Nacional Pró Unidades de Conservação (Rede Pró UC) estimou que o fogo já destruiu mais de 800 hectares da área de preservação. A área atingida é o equivalente a 97 campos de futebol.
Segundo a diretora executiva da organização, Angela Kuczach, a área já estava sendo desmatada desde maio deste ano.
“Os dados mostram que essa área foi desmatada entre maio e junho e esse fogo surgiu nos últimos dias nessa mesma área, o que é um processo de consolidação da invasão e destruição da floresta amazônica. Primeiro são retiradas as árvores maiores e que tenham algum interesse comercial, em seguida retira o que resta e joga fogo em cima para depois colocar o pasto”, disse.
Segundo o Batalhão de Emergências Ambientais, ainda há focos de vegetação que ainda estão queimando de forma lenta.
Entenda o caso
O Corpo de Bombeiros foi acionado no domingo (14) para combater o fogo. Conforme a Rede Nacional Pró-unidades de Conservação, com as imagens de drone feitas para avaliar o incêndio, foi possível identificar 73 hectares de desmatamento dentro da área de preservação.
Equipes dos bombeiros estão monitorando o incêndio. O parque ainda tem outras ameaças como a extração de madeira, a caça e a grilagem de terras.
O parque
O Parque Estadual Cristalino II tem 66 mil hectares e fica entre o Rio Teles Pires e a divisa com o Pará. Abrange os municípios de Novo Mundo e Alta Floresta.
Localizado em zona de vegetação que transita entre savana e floresta amazônica, possui nascentes de águas puras e grande variedade de espécies da flora e da fauna de grande porte.
É considerada uma área prioritária na conservação da Amazônia.