A parte que queimava no morro e no parque foi controlada. Temos uma equipe de plantão monitorando qualquer tipo de foco de queimada. Ontem [sábado (30)] houve um descontrole momentâneo [do incêndio] por conta de rajadas de vento, mas passado esse momento de tensão protegemos outras áreas para que o fogo não se alastrasse ainda mais, disse o comandante ao G1.
A equipe da operação de combate à queimada no parque conta com bombeiros, militares do Exército e uma aeronave com capacidade para até três mil litros de água. Mesmo com esse 'alívio', o comandante afirma que a equipe vai continuar monitorando o parque por pelo menos dois dias, caso haja necessidade devido a novos casos de incêndio.
Na última sexta-feira (29), o diretor do parque, Pedro Santiago, estimou que de 70% a 75% do parque já foram queimados. Outra estimativa é de que pelo menos oito mil hectares tenham sido consumidos pelas chamas, o equivalente a oito mil campos de futebol. O estrago só seria comparável ao incêndio de 2007, que devastou cerca de 90% do parque.
Parque Serra Azul
A área, que possui cerca de 10 mil hectares, fica a quatro quilômetros do centro de Barra do Garças. O Parque Serra Azul é composto por circuito de cachoeiras, trilhas, grutas e sítios arqueológicos. É considerado um dos principais roteiros turísticos da região.
G1