Um incêndio de grande proporção foi identificado durante sobrevoo realizado pelo Corpo de Bombeiros no Pantanal mato-grossense, na região de Poconé, a 103 km de Cuiabá, nessa quinta-feira (23).
Devido à dificuldade de acesso, ainda não foi possível identificar o tamanho da área já destruída pelo fogo.
Segundo os bombeiros, a região tem vários pontos isolados e de difícil acesso até mesmo para avião, pois não há pistas e locais para pouso.
Nesta semana, o Instituto Centro de Vida (ICV), que faz o monitoramento ambiental do Pantanal, já havia emitido um alerta de aumento de 530% nos registros de queimadas no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados foram obtidos a partir de uma ferramenta interativa, para o monitoramento dos focos de calor no estado durante o período de proibição de queimadas.
De janeiro a junho de 2020, foram registrados 6.747 focos de calor no estado. Dados do Inpe mostram que o volume de chuvas em todo o bioma ficou 50% abaixo do normal no período de janeiro a maio e essa seca também colaborou com os incêndios.
O governo de Mato Grosso adiantou o período proibitivo por causa da situação crítica. Ele geralmente começa no dia 15 de julho. No entanto, neste ano, passou para o dia 1° de julho e foi estendido até 30 de setembro.
O Batalhão de Emergências Ambientais, em conjunto com o CIMAN, informou que realizará uma reunião estratégica nesta sexta-feira (24) e definirá quais ações a serem tomadas para que seja alcançado o sucesso da missão de combate aos incêndios no Pantanal.