O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, localizado a 65 km de Cuiabá, voltou a ser atingido por um incêndio de grandes proporções desde a última terça-feira (1º). As chamas estão concentradas em uma região elevada do Planalto, próxima ao Portão do Inferno, um trecho da MT-251, rodovia que liga a capital à Chapada. Até o momento, a causa do incêndio não foi identificada.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o terreno de difícil acesso nas áreas dos paredões e nas proximidades da rodovia tem dificultado as operações de combate. “Não há como fazer o combate direto, mas enviamos um avião para reconhecimento da área e, caso a eficácia seja garantida, lançaremos água para conter o avanço das chamas”, informou o tenente-coronel Rafael Marcondes, dos Bombeiros. Desde 21 de agosto, mais de 12 mil hectares já foram destruídos pelo fogo, prejudicando a fauna, flora e limitando o turismo na região.
Outros Focos de Incêndio na Região
Além do foco principal na área do Portão do Inferno, outro incêndio foi identificado na localidade do Manso, também monitorado por satélites. Brigadistas do ICMBio, Prevfogo do Ibama e Bombeiros estão empenhados na contenção do incêndio, que já atingiu a região de Mata Fria, importante área de nascentes dentro do parque.
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi fechado para visitação em 13 de setembro devido aos incêndios. Embora parte dos atrativos tenha sido reaberta na semana anterior, alguns pontos, como o Véu de Noiva e a Cachoeirinha, continuam interditados.