Cidades

Incêndio atinge mais de 18% da área do Parque Nacional do Pantanal, aponta LASA

Um incêndio já atingiu 18,54% da área do Parque Nacional do Pantanal mato-grossense na região de Poconé, a 104 km de Cuiabá, conforme imagens de satélite do Laboratório De Aplicações De Satélites Ambientais – UFRJ (LASA) atualizadas nesta segunda-feira (6). O fogo agora segue em direção a algumas propriedades particulares da região.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as chamas já duram 15 dias e brigadistas do instituto e da Prevfogo combatem o incêndio por terra e pelo ar. Mesmo com os esforços no combate, o fogo se espalhou por uma área de mais de 25 mil hectares do parque.

Uma das áreas de combate ao fogo fica às margens do Rio Cuiabá, em uma região fora do parque, onde o ICMBio presta apoio a comunidades ribeirinhas.

Segundo representante da ONG Fundação Ecotrópica, o parque faz divisa com a Reserva Particular do Patrimônio Natural de Dorochê. Mais de 84,5% da reserva foi atingida pelo fogo, que se espalha pela área há sete dias.

O representante da ONG disse ainda que além da instituição, trabalhadores de fazendas da região e equipes do Corpo de Bombeiros estão no combate, mas a área precisa de reforços de maquinários.

No mês passado, outro incêndio atingiu o pantanal no Parque Estadual Encontro Das Águas, entre Poconé e Barão de Melgaço. O incêndio ocorreu por mais de 20 dias, foi extinto no dia 31 de outubro.

Foram queimados 24 mil e 700 hectares de vegetação, o que corresponde a quase 23% da área total desse parque.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.