Um incêndio de grandes proporções destruiu parcialmente neste sábado (3) um centro comercial de San Salvador, capital de El Salvador, sem causar mortes, mas deixou perdas milionárias, segundo autoridades e fontes empresariais.
O acidente afetou o centro comercial Las Cascadas, no sudoeste da cidade, e foi controlado depois de aproximadamente quatro horas de trabalho do Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Cruz Verde, Comandos de Salvamento, a polícia, a Força Aérea e outras instituições.
As chamas começaram, por causas desconhecidas, no interior da loja de papelaria e artigos para escritório da rede americana Office Depot, segundo informou à imprensa local o ministro de Governo e Desenvolvimento Territorial, Ramón Valencia.
Segundo ele, o fogo se espalhou por outras lojas, entre elas um supermercado Walmart, provocado por fortes ventos e pela presença de "material altamente inflamável" nesses locais, "que nem a água conseguiu controlar muito rápido".
A polícia e as equipes de socorro evacuaram funcionários e clientes que estavam no centro comercial no momento do incêndio, cuja coluna de fumaça alcançou grande altitude e podia ser vista de vários pontos da cidade.
O diretor da polícia, Mauricio Ramírez, confirmou aos jornalistas que várias pessoas foram transferidas a hospitais porque tiveram 'problemas respiratórios' devido à fumaça e garantiu que ninguém sofreu queimaduras.
A imprensa local aponta que cerca de 12 pessoas foram atendidas em hospitais por problemas causados pela fumaça inalada e que pelo menos uma funcionária da empresa onde começou o incêndio sofreu queimaduras de segundo grau em 30% do corpo.
No entanto, a Defesa Civil afirmou pelo Twitter que "não foram registradas oficialmente pessoas com queimaduras sofridas pelo incêndio".
A Defesa Civil acrescentou que, além do Walmart e do Office Depot, o incêndio também afetou outros estabelecimentos, entre eles uma farmácia, uma loja de roupas, outra de cosméticos e uma de têxteis.
O gerente do Office Depot, Carlos Alvarado, disse aos jornalistas que as perdas pelo incêndio da loja são calculados inicialmente em US$ 2 milhões.
As perdas do Walmart serão avaliadas por uma seguradora, disse aos jornalistas a gerente de Assuntos Corporativos da empresa, Claudia de Ibáñez.
O chefe de polícia disse que as ruas de acesso ao centro comercial foram fechadas por razões de segurança e para evitar saques, e foram reabertas quando o incêndio foi controlado. Helicópteros da Força Aérea Salvadorenha e a polícia se juntaram ao combate do incêndio jogando água pelo ar.
O acidente ocorreu pouco antes das 10h (14h de Brasília) e foi controlado cerca de quatro horas depois, embora ainda continuem os trabalhos de extinção e remoção, segundo fontes do corpo de bombeiros.
As equipes de socorro alertaram para o risco de queda de paredes e tetos da infraestrutura do centro comercial danificado pelas chamas.
O presidente salvadorenho, Salvador Sánchez Cerén, ativou o "sistema de emergências" do país para garantir que o incêndio fosse combatido "de forma eficaz", indicou a Casa Presidencial em comunicado.
Sánchez Cerén acrescentou que o acidente foi "de uma dimensão enorme" e que se trabalhou para que o fogo não se espalhasse por todo o centro comercial.
"Mobilizamos nossos funcionários, profissionais e todos os recursos necessários para controlar o incêndio no centro comercial Las Cascatas", afirmou o líder em seu conta no Twitter.
Fonte: G1