Internacional

Incêndio atinge centro comercial em El Salvador e deixa 12 ferido

Um incêndio de grandes proporções destruiu parcialmente neste sábado (3) um centro comercial de San Salvador, capital de El Salvador, sem causar mortes, mas deixou perdas milionárias, segundo autoridades e fontes empresariais.

O acidente afetou o centro comercial Las Cascadas, no sudoeste da cidade, e foi controlado depois de aproximadamente quatro horas de trabalho do Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Cruz Verde, Comandos de Salvamento, a polícia, a Força Aérea e outras instituições.

As chamas começaram, por causas desconhecidas, no interior da loja de papelaria e artigos para escritório da rede americana Office Depot, segundo informou à imprensa local o ministro de Governo e Desenvolvimento Territorial, Ramón Valencia.

Segundo ele, o fogo se espalhou por outras lojas, entre elas um supermercado Walmart, provocado por fortes ventos e pela presença de "material altamente inflamável" nesses locais, "que nem a água conseguiu controlar muito rápido".

A polícia e as equipes de socorro evacuaram funcionários e clientes que estavam no centro comercial no momento do incêndio, cuja coluna de fumaça alcançou grande altitude e podia ser vista de vários pontos da cidade.

O diretor da polícia, Mauricio Ramírez, confirmou aos jornalistas que várias pessoas foram transferidas a hospitais porque tiveram 'problemas respiratórios' devido à fumaça e garantiu que ninguém sofreu queimaduras.

A imprensa local aponta que cerca de 12 pessoas foram atendidas em hospitais por problemas causados pela fumaça inalada e que pelo menos uma funcionária da empresa onde começou o incêndio sofreu queimaduras de segundo grau em 30% do corpo.

No entanto, a Defesa Civil afirmou pelo Twitter que "não foram registradas oficialmente pessoas com queimaduras sofridas pelo incêndio".
A Defesa Civil acrescentou que, além do Walmart e do Office Depot, o incêndio também afetou outros estabelecimentos, entre eles uma farmácia, uma loja de roupas, outra de cosméticos e uma de têxteis.

O gerente do Office Depot, Carlos Alvarado, disse aos jornalistas que as perdas pelo incêndio da loja são calculados inicialmente em US$ 2 milhões.
As perdas do Walmart serão avaliadas por uma seguradora, disse aos jornalistas a gerente de Assuntos Corporativos da empresa, Claudia de Ibáñez.
O chefe de polícia disse que as ruas de acesso ao centro comercial foram fechadas por razões de segurança e para evitar saques, e foram reabertas quando o incêndio foi controlado. Helicópteros da Força Aérea Salvadorenha e a polícia se juntaram ao combate do incêndio jogando água pelo ar.
O acidente ocorreu pouco antes das 10h (14h de Brasília) e foi controlado cerca de quatro horas depois, embora ainda continuem os trabalhos de extinção e remoção, segundo fontes do corpo de bombeiros.

As equipes de socorro alertaram para o risco de queda de paredes e tetos da infraestrutura do centro comercial danificado pelas chamas.
O presidente salvadorenho, Salvador Sánchez Cerén, ativou o "sistema de emergências" do país para garantir que o incêndio fosse combatido "de forma eficaz", indicou a Casa Presidencial em comunicado.

Sánchez Cerén acrescentou que o acidente foi "de uma dimensão enorme" e que se trabalhou para que o fogo não se espalhasse por todo o centro comercial.

"Mobilizamos nossos funcionários, profissionais e todos os recursos necessários para controlar o incêndio no centro comercial Las Cascatas", afirmou o líder em seu conta no Twitter.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que