Cidades

Inca afirma que Brasil deve ter até 704 mil novos casos até 2025

Um levantamento recente realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) revela que o Brasil pode enfrentar a ocorrência de 704 mil novos casos de câncer por ano até 2025. Os dados, divulgados na edição Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada em 23 de novembro, destacam que as regiões Sul e Sudeste concentram aproximadamente 70% dessas incidências.

O estudo analisou 21 tipos de câncer, dois a mais do que na última publicação, com a inclusão dos cânceres de pâncreas e fígado. Essa ampliação foi motivada pela relevância desses cânceres como problemas de saúde pública em diversas regiões do Brasil, além de considerar as estimativas globais.

O câncer de fígado figura entre os 10 mais incidentes na região Norte, associado a infecções hepáticas e doenças hepáticas crônicas. Já o câncer de pâncreas está entre os 10 mais incidentes na região Sul, sendo a obesidade e o tabagismo apontados como seus principais fatores de risco.

No Brasil, o câncer de pele não melanoma lidera em incidência, representando 31,3% do total de casos, seguido pelos cânceres de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Entre os homens, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões, com estimativa de 72 mil novos casos a cada ano no próximo triênio, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Nas regiões com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), os cânceres de cólon e reto ocupam a segunda ou terceira posição entre os mais frequentes, enquanto, nas regiões de menor IDH, o câncer de estômago assume a segunda ou terceira posição na incidência entre a população masculina.

Para as mulheres, o câncer de mama é o mais incidente, com 74 mil novos casos previstos por ano até 2025, logo após o câncer de pele não melanoma. Nas regiões mais desenvolvidas, o câncer colorretal ocupa a segunda posição em incidência, enquanto nas regiões de menor IDH, o câncer do colo do útero assume essa posição. Esses dados foram divulgados em antecipação ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, que será celebrado na próxima segunda-feira, 27 de novembro.

Lucas Bellinello

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.