12 motoristas foram presos por embriaguez ao volante durante a 73ª edição da Operação Lei Seca, realizada na madrugada deste domingo (5), em Cuiabá. A ação aconteceu na avenida Carmindo Campos, no bairro Grande Terceiro, e mobilizou diversas forças de segurança. Além das prisões por dirigir alcoolizado, outras quatro pessoas foram detidas por crimes como adulteração de veículo, favorecimento pessoal, desobediência e resistência.
Ao todo, foram aplicados 106 testes de alcoolemia, que resultaram na confecção de 85 Autos de Infração de Trânsito (AIT). Do total, 23 infrações foram lavradas contra motoristas flagrados sob efeito de álcool, oito pela recusa em realizar o teste do bafômetro, oito por não possuir habilitação, 26 por conduzir veículos não licenciados e 20 por outros tipos de infrações diversas.
Durante a operação, 103 veículos foram fiscalizados. Desses, 51 acabaram autuados e 43 removidos, sendo 32 carros e 10 motocicletas. As medidas visam não apenas punir condutores infratores, mas também retirar das ruas veículos em situação irregular e aumentar a segurança no trânsito da capital mato-grossense.
A Operação Lei Seca é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). A força-tarefa contou com a participação de equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Delegacia de Trânsito (Deletran), Departamento de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros (CBM), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).