Foto: reprodução
Por G1
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou nesta quarta-feira (10) que parte dos países compradores de carne brasileira passaram a pagar um valor menor pelo produto após a deflagração da Operação Carne Fraca.
Maggi citou o exemplo de Hong Kong, que chegou a restringir a importação de carne brasileira após a operação da Polícia Federal, mas que, depois de retomar as compras, conseguiu redução entre 3,5% e 4% no valor dos contratos referentes a carne suína.
Apesar do relato do ministro, no mês de abril o valor médio das exportações de carnes brasileiras subiu 0,2%, ou seja, a carne foi vendida ao exterior por preço mais alto, apesar de uma queda de 13,3% na quantidade exportada. Os números são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
"Alguns mercados tiveram redução de preço. É natural porque houve inicialmente um embargo e, na retomada, os compradores tentam diminuir os nossos preços. É normal, mas temos capacidade de negociar. Vamos entregar um preço menor agora, mas na sequência conseguimos um preço melhor", disse Maggi, que participou nesta quarta de uma audiência na Comissão de Agricultura da Câmara.
Embarques
Maggi afirmou que nenhum lote de exportação de carne brasileira apresentou problemas desde que foi deflagrada a Operação Carne Fraca. Segundo o ministro, muitos dos países que importam carne brasileira estão fiscalizando 100% dos carregamentos que chegam, por isso o fato de não terem encontrado problema é positivo para o Brasil.
Durante sua apresentação o ministro afirmou que o mercado interno não permite mais a expansão da produção de carnes.
"Já há sobra de produtos no mercado interno",disse. Maggi afirmou que só o mercado interno não justifica novos investimentos, e que, por isso, é preciso abrir novos mercados.
De 14 a 21 de maio o ministro viajará a uma série de países para falar, principalmente, do mercado de carnes. A missão oficial passará pela Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Kuwait.
No dia 17 de março a Polícia Federal deflagrou a Operação Carne Fraca, que investiga corrupção de fiscais agropecuários e problemas nos produtos de 21 frigoríficos no Paraná, Goiás e Santa Catarina.
Após a operação, diversos países anunciaram a suspensão da importação de carne brasileira. Quase dois meses depois, 13 países mantém restrição ao produto brasileiro, mas a maioria deles são pequenos compradores.