Cidades

Implantação da coleta seletiva irá atender mais de 3 mil moradores

Os moradores do Residencial São Carlos, em Cuiabá, e Prefeitura Municipal, em uma decisão em conjunto entre os residentes dos mais de 60 edifícios existente no conjunto habitacional e o órgão municipal, estão implantando no local um inédito programa de coleta seletiva. O programa deve entrar em operação na próxima semana.

Situado na região Leste da capital, o Residencial é habitado por aproximadamente 3.600 pessoas, assegurando uma grande potencialidade na produção de materiais recicláveis. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos decidiu desenvolver uma estratégia de implantação do sistema de coleta seletiva na comunidade, atendendo e suprindo com uma antiga necessidade dos munícipes da localidade.

“Já temos 18 bairros sendo atendidos com coleta seletiva. Esse é o 19º e depois desse já estamos em projeto de implantação no bairro Jardim das Américas. Sempre que existe o desejo de algum bairro, a gente vai até o local, faz a sensibilização e implanta esse serviço, em parcerias com as cooperativas. Estamos sempre buscando ampliar esse trabalho e é muito bom sentir que a população também esta tendo essa preocupação. É um trabalho que envolveu todo um estudo e exige o comprometimento de todos”, comentou o secretário José Roberto Stopa.

Conforme definido nas várias reuniões realizadas com os condôminos, o recolhimento dos resíduos recicláveis será feito semanalmente pelos cooperados da Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Coopemar). A retirada acontecerá todas as quintas-feiras, paralelamente ao serviço regular de coleta de lixo, garantindo um sincronismo necessário para a qualidade na execução de ambas as atividades.

Além disso, em concordância com os debates ocorridos nos ciclos de palestras educacionais realizados antecedentemente à implantação do programa, os moradores exercerão um papel primordial para o alcance dos resultados satisfatórios. Para isso, por meio de uma equipe de educadores ambientais, a Secretaria fez um minucioso trabalho de orientação dentro do condomínio, visando à conscientização da importância do descarte correto dos materiais.

“Já temos em andamento um trabalho de educação ambiental muito forte, através de projetos como o Ecobus, o Cata-treco, retirada de bolsões de lixo, dentre outras ações. Então, temos esse cuidado com o meio ambiente. Não temos dúvidas que os benefícios da coleta seletiva serão grandiosos, tanto para a população quanto para os catadores, pois quando passamos esses resíduos para as cooperativas, estamos fomentando a inclusão desses trabalhadores e, em contrapartida, evitando vários problemas em relação ao meio ambiente”, argumentou Anderson.

Humanização

Para o presidente da Coopemar, Wanderley Cavenaghe, a implantação da coleta seletiva, além de colaborar na proteção ambiental, é também uma forma de humanizar o trabalho dos cooperados, visto que, a medida melhora as condições de recebimento do materiais, que antes eram entregues sem a separação adequada, e ainda gera um significativo aumento na renda dos mais de 30 funcionários da organização. 

Morador há 26 anos do Residencial São Carlos e, atualmente, à frente da presidência da Associação de Moradores, Juvenal Ferreira Soares, destaca que essa é uma ação que irá ter grande contribuição na melhoria da aparência do local, já que a implantação da coleta seletiva, juntamente com todo trabalho de educação ambiental feito anteriormente, deve incentivar o moradores a depositarem cada tipo de lixo no local correto, evitando, principalmente, que sejam descartados nas ruas.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.