Cidades

Imóvel vazio requer cuidados para evitar roubos e acidentes; veja dicas

Para Rubens Carmo Elias Filho, presidente da Aabic (Associação das Administradoras de Bens, Imóveis e Condomínios de São Paulo), o primeiro passo é avisar a administração, no caso de prédios.

"O síndico poderá agir com maior eficiência em situações de roubo ou acidentes e o porteiro estará mais atento para não deixar ninguém subir ao apartamento", diz.

É recomendável também deixar uma chave reserva com um amigo. "Até alguns condomínios admitem recebê-la", acrescenta.

Há quem desconfie, mas, para ele, "não comunicar a ausência é sempre pior", e relata um caso em que foi necessário arrebentar a porta de um apartamento momentaneamente vazio para que a administração do prédio pudesse conter um vazamento, aumentando o prejuízo.

Se morar em casa, avisar vizinhos de confiança é importante para que fiquem atentos a movimentações suspeitas. "Eles também podem recolher a correspondência e varrer áreas expostas que juntam folhas e papéis, mais sinais de casa sem gente", afirma.

É comum pensar que deixar a luz acesa disfarça o imóvel vazio, mas ela ligada por dias sem interrupção chama a atenção. "Instale um temporizador, aparelho que corta energia de dia e libera à noite", diz Newton Nunes, da imobiliária Guarida Imóveis.

O condomínio também tem responsabilidades. "Prestadores de serviço não podem ter acesso à área interna se o morador não estiver ou não autorizar", afirma Marcos Melo, especialista em condomínios da empresa de serviços terceirizados Speed Gold.

Para evitar acidentes e vazamentos, desligue o gás e feche o registro. Tirar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos da tomada ajuda a preservá-los em caso de pane elétrica. "Vale também deixar com o síndico o telefone de alguém próximo que possa ir até o imóvel em caso de problemas", sugere Nunes.

(Folha de S. Paulo)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.