Imagens flagradas pelo Globocop durante o Bom Dia Rio por volta das 7h desta sexta-feira (2) mostram dois criminosos andando armados livremente em uma moto no Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte.
Ao perceber que estavam sendo observados pelo Globocop, os suspeitos apontam a arma para cima, em direção ao helicóptero, e saem em alta velocidade pelas ruas da comunidade no meio de crianças que estavam indo para a escola.
Eles deixam a moto perto de uma barricada e tentaram se esconder. O local do registro fica perto do conjunto habitacional Esperança, na Avenida Brasil. Segundo o Bom Dia Rio, antes disso, eles pararam em várias esquinas entregando papelotes.
Um carro da PM também foi flagrada a 500 metros de uma barricada, que já havia sido mostrada anteriormente pelo Globocop, impede a circulação de veículos pela rua.
Substituição começou em abril
O plano de substituição da Força de Pacificação pela PM começou em abril com os policiais militares entrando nas comunidades da Praia de Ramos e Roquette Pinto. Um mês depois, os PMs substituiram as tropas do Exército nas favelas Nova Holanda, Parque União, Rubem Vaz e Nova Maré. No total, três mil militares das Forças Armadas participaram das operações no Complexo da Maré.
O Conjunto de Favelas da Maré tem área de 7 km², às margens da Baía da Guanabara, e abriga cerca de 140 mil habitantes. O complexo é formado pelas favelas Praia de Ramos, Parque Roquete Pinto, Parque União, Parque Rubens Vaz, Nova Holanda, Parque Maré, Conjunto Nova Maré, Baixa do Sapateiro, Morro do Timbau, Bento Ribeiro Dantas, Vila dos Pinheiros, Conjunto Pinheiros, Conjunto Novo Pinheiro – Salsa & Merengue, Vila do João e Conjunto Esperança.
Fonte: G1