O bem que foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual no ano de 2009 foi a primeira igreja construída no município.
Considerado o valor histórico e religioso do monumento como patrimônio cultural para os aguaboenses, o estabelecimento ainda guardam nas suas estruturas os principais elementos que possibilitam sua preservação e salvaguarda.
A história
Dez famílias vieram de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul para abrir a mata no momento da formação da fazenda. No ano de 1942 ainda não existia o município de Água Boa. Após estruturar a fazenda, o proprietário cedeu uma parte para que os trabalhadores erigissem suas casas. Por volta de 1974 o senhor José Avelino da Silva, conhecido como seu Juquinha, patriarca da comunidade, construiu a capelinha, buscando barro na beira do rio e formando os tijolos com as próprias mãos.
A igreja do seu Juquinha foi a primeira a ser construída. Homem de grande fé, até hoje o padre da Matriz reza missa no local pelo menos uma vez por mês, servindo como um lugar de oração da população que mora nas vizinhanças.
Fonte: Água Boa News