Mix diário

IGP-10 de setembro sobe 0,21%, ante alta de 0,16% em agosto, revela FGV

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-10) subiu 0,21% em setembro, após alta de 0,16% em agosto, divulgou nesta quarta-feira, 17, a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador acumula queda de 1,06% no ano e alta de 2,88% em 12 meses.

O resultado veio menor que a mediana das estimativas colhidas pelos Projeções Broadcast, de alta de 0,33%, com intervalo entre +0,10% e +0,39%.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-10) subiu 0,27% em setembro, ante aumento de 0,06% em agosto. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) recuou 0,13% em setembro, após elevação de 0,18% em agosto. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,42% em setembro, após elevação de 0,82% em agosto.

“A elevação dos preços das commodities agrícolas no Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) explica a aceleração do IGP. As principais contribuições positivas vieram de produtos agropecuários, que tendem a antecipar repasses para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC)”, afirmou André Braz, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota.

O período de coleta de preços para o índice de setembro foi do dia 11 de agosto de 2025 ao dia 10 de setembro de 2025.

*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve