Nesta data, a partir das 15 horas, será exposto o foguete de sondagem atmosférica AAT/IFFv1, haverá voos do Veículo Aéreo Não Tripulado, Quad/IFFv1, desenvolvido e pilotado pelo aluno de Engenharia de Controle e Automação do IFF, Leonam Pecly e em conjunto será exibido o Painel de Instrumentos de Navegação Aérea Virtual, que foi desenvolvido pelos alunos do curso Sistemas de Informação, funcionando em tempo real com os dados de telemetria da aeronave.
A noite, às 19 horas, na sala de Projeções, haverá o minicurso “Construindo Satélites nos IFs”, ministrado pelo professor do Instituto Federal Fluminense, Cedric Salotto Cordeiro, Diretor de projeto do 14-BISat, quando serão abordados diversos sistemas e subsistemas de satélites educacionais e técnicas de comunicação espacial.
Saiba mais sobre o Projeto Espacial QB50
O Projeto Espacial QB50 construirá uma constelação de 50 pequenos satélites educacionais que irão efetuar uma pesquisa dos elementos constituintes da camada da Baixa Termosfera (região da Atmosfera situada entre 90 e 320 Km acima do nível do mar) com previsão de serem lançados no espaço em abril de 2015. Durante esta missão espacial também serão realizados diversos outros experimentos. Alguns destes satélites serão construídos com sistemas de proteção ou com dispositivos especiais para reentrada na Atmosfera e recuperação em solo. Estes experimentos terão a finalidade de comprovarem teorias e propostas para retirada de lixo espacial, e recuperação com posterior reuso de equipamentos espaciais. O Projeto QB50 é liderado pelo Von Karman, Instituto de Dinâmica de Fluidos, situado em Bruxelas, Bélgica.
Paralelo ao QB50, há um grande esforço internacional junto aos sistemas de telecomunicações universitários, para que seja possível receber os dados gerados nos 50 satélites. As Estações de Rádio Rastreamento de Satélites, ou denominadas de Ground Stations, serão as responsáveis por gerenciar, controlar e coletar os dados de toda constelação.
Neste cenário internacional a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, SETEC/MEC, assumiu o compromisso com o Instituto Federal Fluminense (IFF) de apoiar a construção do Nano Satélite 14-BISat, por ter sido o IFF selecionado, por meio de um rigoroso critério de avaliação de projeto do satélite pelo comitê técnico-científico do QB50, para ocupar uma das 50 vagas disputadas por 72 universidades de 32 países. Em conjunto com esta ação a SETEC/MEC decidiu apoiar também a construção da Rede de Institutos Federais de Rastreamento de Satélites (RIFRAS) para grande cobertura do território brasileiro .
Em setembro de 2012, o professor do Instituto Federal Fluminense, Cedric Salotto Cordeiro, Diretor de projeto do 14-BISat, esteve em reunião com o Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, professor José Bispo Barbosa, o professor Luiz Carlos Nascimento e Diretores do IFMT, quando então pediu apoio para a implantação da Estações Terrestres do Norte, Centro, Centro-Oeste e Centro-Sul do país.
Na ocasião enfatizou que durante o período de construção e testes do 14-BISat nos laboratórios do IFF, seria importante a presença de professores e alunos do IFMT para que houvesse maior troca de informação e disseminação do conhecimento aeroespacial pela Rede Federal de Institutos. Falou da forte tendência internacional para o uso de constelações de satélites de pequeno porte que podem oferecer serviços eficientes a baixo custo de fabricação e lançamento em relação aos grandes satélites.
Fonte: Assessoria IFMT
Foto: Divulgação