Plantão Policial

IFMT nega contratos com agências de viagens e compra através de licitações

O Insituto Federal de Mato Grosso (IFMT) informa, por meio de nota, que a empresa investigada na Operação Mark Up, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (17), não possui contrato com a insituição de ensino desde 2014. A operação investiga a compra superfatura de bilhetes aéreos para instituições nacionais 

Por meio de nota, o IFMT informa que a aquisição do serviço de emissão de passagens áreas internacionais, por não haver ainda dispositivo legal via Compra Direta, é feita mediante licitação por contrato específico seguindo as orientações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. 

“Enfatizamos que as compras de passagens internacionais são autorizadas para fins institucionais, sendo esse ato publicado no Diário Oficial da União, de forma transparente. O IFMT afirma que não existe servidor público desta instituição envolvido neste episódio”, garante.

Segundo informações da Polícia Federal, a operação teve início a partir de trabalho desenvolvido pela Controladoria Regional da União em Cuiabá, em decorrência de fiscalização que verificou o superfaturamento no agenciamento de passagens ao IFMT. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em empresas de agenciamento de passagens aéreas e residências de seus dirigentes em Chapecó (SC).

Durante a investigação conduzida em Mato Grosso pela PF, com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), foi verificado que a fraude estaria sendo praticada em outros órgãos federais e chegaria ao prejuízo de R$ 8 milhões. O objetivo com deflagração da operação em Santa Catarina tendo como alvo as sede das empresas investigadas, é determinar quais Estados foram atingidos pela suposta fraude.

Por ordem do Juízo da 7ª Vara Criminal da Justiça Federal, além dos mandados de busca e apreensão, foram determinados bloqueios de valores em contas bancárias e restrições em imóveis e veículos registrados em nome das empresas investigadas e os representantes.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em