Um idoso de 61 anos foi preso pela Polícia Civil de Mato Grosso nesta segunda-feira (19) após atear fogo no próprio apartamento, no bairro Village, em Sorriso (420 km de Cuiabá), com a intenção de matar a própria esposa, de 56 anos. O incêndio ocorreu durante a madrugada e obrigou a evacuação de todo o prédio, que teve um dos apartamentos completamente destruído pelas chamas.
Segundo relato da vítima, o suspeito chegou em casa embriagado e iniciou uma discussão. Após ser solicitado a deixar o imóvel, ele passou a espalhar álcool em um dos cômodos e ateou fogo. A mulher tentou conter o avanço das chamas trancando portas, mas o homem arrombou os acessos, espalhou mais combustível e provocou novos focos de incêndio, fazendo com que o fogo se alastrasse rapidamente.
Ainda conforme a vítima, quando o apartamento já estava em chamas, o suspeito a manteve presa no local, impedindo que ela saísse, além de tê-la agredido. Após conseguir se desvencilhar, a mulher conseguiu deixar o imóvel. Em seguida, o homem desceu até a garagem, entrou em uma caminhonete e fugiu do local. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o incêndio.
De acordo com a delegada Layssa Crisostomo, além de tentar manter a esposa dentro do apartamento em chamas, o suspeito também criou obstáculos para impedir a saída dos demais moradores. Ele teria travado o elevador com uma almofada e posicionado a caminhonete de forma a bloquear a saída de outros veículos da garagem, obrigando os moradores a deixarem o prédio pelas escadas.
Após o crime, o homem se apresentou na delegacia acompanhado de um advogado, alegando uma versão que não foi confirmada pelas investigações. Segundo a Polícia Civil, testemunhas e depoimentos indicam que ele provocou o incêndio de forma intencional, assumindo o risco de atingir outros moradores. O suspeito foi preso em flagrante e autuado por feminicídio tentado majorado pelo emprego de fogo contra a companheira e por homicídio qualificado tentado em relação aos demais moradores do prédio.

