Opinião

IDOSO ATIVO

O envelhecimento pode ser definido como uma série de alterações que ocorrem em nosso organismo, a perda da adaptabilidade, diminuição da visão, do paladar, da audição etc. Muito tem se estudado sobre este tema e dois fatores que interferem significativamente são exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis que têm se mostrado eficazes na melhora e/ou manutenção da saúde durante esta fase da vida. O conceito de saúde não está diretamente ligado apenas à ausência de doenças, mas ao fato de as pessoas manterem uma vida saudável mesmo quando têm que conviver com algumas doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, osteoporose etc.). Portanto, para se manter a saúde, deve-se mudar o estilo de vida, ou seja, ter bons hábitos alimentares e fazer atividade física orientada por um profissional Educador Físico, alimentação e exercícios adequados para você, ou seja, individualizados pois cada organismo é único.

A ingestão de quantidades adequadas de calorias, provenientes de diversos alimentos e a adequação das proporções de macro (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais) promoverão a satisfação das necessidades nutricionais e o desempenho ótimo para praticar atividades físicas. A OMS (Organização Mundial de saúde) preconiza que devemos limitar o consumo de calorias, estudos mostram que idosos consumindo menos calorias mas com qualidade nutricional de excelência diminuem o risco de câncer e outras doenças crônicas degenerativas, através de ingerir menos gordura na alimentação. Diminuir o consumo de gordura saturada, ou seja, de origem animal como carnes gordas. Preferir o uso de óleo como o de coco ou gergelim ou amêndoas para fazer a comida. Evitar o consumo de gordura trans (salgadinhos industrializados, bolachas). Limitar o consumo de açúcares e doces . Limitar o consumo de sal; se puder, use sal do himalaia ou sal marinho que são ricos em minerais , e alimentos ricos em sódio como embutidos, conservas, sopas prontas industrializadas, enlatados) . Aumentar o consumo de frutas, vegetais, legumes, cereais integrais e oleaginosas (castanhas e nozes). Sempre manter o peso dentro da faixa de normalidade. Não se esqueça que peso apenas não é importante,  pois mede por gravidade;  precisa sim ver a composição corporal, ou seja, medir a gordura corporal, a massa muscular  através da avaliação física ou usar bioimpedância elétrica.

Wania Monteiro de Arruda

About Author

Wania Monteiro de Arruda é nutricionista funcional, aficcionada em receitas saudáveis e saborosas, que divulga em seu site e no Insta

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do