Nacional

Idosa que escorregou em ‘santinhos’ coloca pinos no punho em Piracicaba

A pensionista Helena Spinucci Giovanni, de 64 anos, que escorregou em "santinhos" jogados nas ruas quando foi votar na eleição, passará por cirurgia nesta sexta-feira (10) para colocar pinos no punho que quebrou com o acidente. O caso aconteceu na calçada da Escola Estadual Abigail de Azevedo Grillo, em Piracicaba (SP), no domingo (5). A operação da idosa custou cerca de R$ 5 mil e a família precisou de ajuda para arcar com as despesas.

A filha da idosa, Marisa Giovanni Pereira, de 37 anos, afirmou que o convênio médico da mãe cobria as despesas da cirurgia, mas não os pinos que ela colocará no punho. Eles conseguiram ajuda para arcar com as despesas e viabilizar a operação no Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC).

A pensionista estava animada e feliz por finalmente fazer a cirurgia, mas um pouco nervosa pelo procedimento, ainda segundo a filha. "Ela queria fazer logo para se recuperar o quanto antes", disse Marisa.

Já a família está preocupada com a recuperação após a cirurgia. "O médico disse que ela vai ficar no mínimo 3 meses sem poder fazer os serviços de casa e sem costurar, o que é uma renda complementar, já que a pensão dela é muito baixa", afirmou. "Minha licença maternidade vai acabar e vamos ter que arrumar alguém para cuidar dela", completou.

A queda

Na última segunda-feira (6), Helena contou ao G1 que o momento em que caiu foi horrível. "Escorreguei em um monte de 'santinhos'. Na hora da queda percebi que meu punho tinha quebrado porque ouvi até o barulho dos ossos", relatou a idosa. Ela foi socorrida por policiais militares, que acionaram uma equipe do Serviço de Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) para levá-la ao hospital.

Para a filha de Helena, não há dúvidas de que o acidente foi provocado pelo material de campanha espalhado pelo chão. “Eu acompanhava a minha mãe e empurrava o carrinho do meu filho. Ela caminhava na minha frente. Eu vi quando ela escorregou nos 'santinhos' e caiu", disse.

Cartório Eleitoral

Na data, o chefe do cartório da 93ª Zona Eleitoral de Piracicaba, José Antonio Capelli, afirmou que houve problemas de acúmulo de material de campanha principalmente em frente às escolas. Ele disse, no entanto, que as pessoas flagradas enquanto faziam a distribuição irregular dos "santinhos" foram levadas para a delegacia.

Dez pessoas foram detidas pela Polícia Militar (PM) na madrugada daquele domingo, enquanto faziam propaganda irregular na região. Nove foram surpreendidas em Piracicaba, entre 1h30 e 3h, e uma em Cordeirópolis (SP). Todos jogavam propaganda em áreas próximas aos locais de votação.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus