Após oito veículos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e uma carreta cegonha que transportava os automóveis ao distrito de Altamira (PA) serem incendiados por moradores da região, o órgão informou nesta sexta-feira (07) que encaminhará áudios e mensagens em que criminosos incitam a destruição dos veículos e helicópteros à Polícia Federal.
As oito caminhonetes incendiadas seriam entregues à gerência-executiva do Ibama em Santarém (PA) para renovação da frota nas bases da BR-163.
A presidente do Ibama, Suely Araújo, determinou o bloqueio preventivo de todas as serrarias da região de Novo Progresso (PA) no sistema do Documento de Origem Florestal (DOF) após o atentado ocorrido nesta madrugada.
Equipes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram acionadas para apurar os responsáveis pelo crime e reforçar a segurança no eixo da BR-163. O objetivo das medidas é garantir a ordem e assegurar a atuação dos agentes de fiscalização ambiental na região.
Segundo o órgão, o contrato com a empresa Locamerica prevê a troca dos veículos usados na fiscalização a cada dois anos. "Foi um atentado contra ação legítima do Estado brasileiro", disse o diretor de Proteção Ambiental, Luciano Evaristo.
{relacionadas}