Cidades

Ibama flagra área de desmate ilegal e apreende toras de madeira

Mais de mil toras de madeira foram apreendidas por fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), nesta semana, na região de mata na cidade de Marcelândia, a 712 km de Cuiabá. De acordo com a assessoria do Ibama, o Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama, através de imagens de satélite, indicou trechos abertos em uma região de mata e levantou a suspeita de que o local servia como ponto de extração ilegal de madeira. Ninguém foi preso.

Os fiscais apreenderam mais de mil toras que ainda estão sendo contadas. A estimativa é que sejam 1,5 mil unidades das espécies jatobá, itaúba, cedrinho e peroba. Segundo o Ibama, os satélites detectaram que os locais observados poderiam ser grande o suficiente para passar veículos. Na área o Ibama encontrou as unidades de madeira acumuladas ao longo de um trecho da mata.

Conforme o Ibama, a suspeita é que a madeira seria recolhida no período da noite. Toda a carga foi apreendida e encaminhada para a Prefeitura de Marcelândia. A estimativa é que a multa para essa ocorrência chegue a R$ 500 mil. A ação faz parte da Operação Onda Verde, uma fiscalização ininterrupta que combate o desmatamento ilegal na Amazônia durante todo o ano.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.