Cidades

Humberto Espíndola: O Rei do Gado das Artes Plásticas

Fotos: Andréa Lobo

Bois, vacas e cavalos tomaram de assalto a cidade de Cuiabá e instalaram-se num local que respira arte na capital mato-grossense: A Casa do Parque.

Nesta quinta-feira (14) o espaço de cultura promove a exposição Travessia, de Humberto Espíndola, um dos expoentes da cultura de Mato Grosso e do Brasil. O acervo, que conta com 49 obras do artista, chama a atenção pela identificação com figuras bovinas estilizadas das mais diversas maneiras – humanizadas ou em seu estado de natureza.

Vestido elegantemente e com um sorriso nos lábios, Espíndola conta ao Circuito Mato Grosso a fonte de inspiração para suas telas, que já apresentaram ao Japão, Alemanha, Venezuela, Colômbia, à Bienal de Veneza e outras cidades do Brasil e do mundo um pouco da cultura e do talento do povo brasileiro.

“Queria levar uma mensagem da arte mato-grossense ao mundo. Vi os grandes artistas da pop art norte-americana mostrarem o american way of life e quis retratar o nosso jeito de viver. Como sou de Mato Grosso, percebi que o boi estava no centro de tudo o que acontecia na sociedade: no comércio, nas conversas de bar, em todos os lugares. Com uma linguagem contemporânea, comecei a fazer essas pinturas em série, há cinquenta anos”, diz ele.

O acervo conjunto pertence a empresária Erika Abdala e a arquiteta Patrícia Marques, que explica seu primeiro contato com Espíndola, ainda na época em que frequentava o curso superior.

“Como sou arquiteta, estudamos o Humberto ainda na faculdade. Ele é um dos precursores da arte no Estado. Aproveitando que ele começou a fazer essas pinturas em série há 50 anos, eu e a Erika resolvemos fazer essa homenagem”, conta ela.

A exposição, que começou as 19h:00 desta quinta-feira na Casa do Parque, contou com a presença de amigos do artista, como o engenheiro civil Ronaldo Rosa Taveira que prestigiou o trabalho de Espíndola na noite cuiabana.

“Sou amigo do Humberto desde que ele residia em Cuiabá. Fiz questão de vir aqui prestigiar o trabalho de um dos artistas mais importantes do nosso Estado e do Brasil. São pessoas de talento, que precisam ser valorizadas”, sublinha.

Autor do mural “Bovinocultura”, que orna a parte externa da sede do poder executivo de Mato Grosso – o Palácio Paiaguás -, Humberto fala de sua grande inspiração, o pintor holandês Van Gogh, e de sua formação como jornalista, fato que o possibilitou ter os primeiros contatos com o conhecimento acadêmico da arte. E para aqueles que afirmam que o artista não faz jornalismo, o expoente das artes plásticas brasileiras tem a resposta na ponta da língua.

“Para quem diz que nunca fiz jornalismo, digo que mostrei a cultura mato-grossense ao mundo.”

Serviço:

Travessia
Autor
: Humberto Espíndola
Local: A Casa do Parque, rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, Duque de Caxias – Cuiabá.
Período: De 14 de maio a 4 de julho de 2015
Funcionamento: De segunda a sábado, das 10h:00 a 00h:00. Entrada franca.

 

Diego Fredericci

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.