Cidades

HUJM realiza festa especial de Natal para crianças

Palhaçadas, brincadeiras, brinquedos e, claro, a presença do Papai Noel. O natal especial para a criançada foi comemorado nesta terça-feira (12.12) no Hospital Universitário Júlio Müller da Universidade Federal de Mato Grosso, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HUJM-UFMT/Ebserh). Pela manhã, acadêmicos voluntários do Sebrae celebraram com adultos e crianças, pacientes e visitantes, na área externa do Hospital com direito a muitos palhaços, oficinas de rolimã e presentes, que foram distribuídos para todas as crianças. No período da tarde, a comemoração foi na Clínica Pediátrica com a visita do Papai Noel.

“Eu amo este hospital. Até o diretor vem aqui e virá criança. Sou feliz sendo Papai Noel em Cuiabá”, diz José Milton, que tem 18 anos de experiência como o ‘bom velhinho’. Kátia Alves conta que, depois de ganhar o brinquedo que tanto queria, o filho Samuel estava satisfeito e cansado de tanto brincar. Ele está internado, mas pode sair da enfermaria para participar do evento organizado no pátio.

Wilma Lúcia de Oliveira ficou sabendo da programação de natal para as crianças quando trouxe o filho para uma consulta no ambulatório de Labiofissura. Recebeu o convite e avisou na creche que o filho faltaria para participar da festa. Com a fantasia de homem aranha, Maxwillian de Oliveira foi direto para o pula-pula.

Celebrando o Natal no HUJM

A programação de natal no HUJM segue até o dia 19 de dezembro com atividades direcionadas também para os colaboradores e os pacientes adultos. Dentre eles, o preparado pela equipe do Projeto de Extensão Recreação para pacientes adultos hospitalizados da Faculdade de Educação Física da UFMT. De 04 a 15 de dezembro, o grupo desenvolveu ações voltadas para a temática do natal: confecção de enfeite no leito; apresentações de poema e “música natalina”; bingo de natal; apresentação musical e entrega do Pinheiro.

“Nem sempre as pessoas lembram dos pacientes adultos. Eles precisam de atenção neste momento difícil”, frisa a professora Nilzalina Silva Chaparro, ressaltando que o projeto é realizado o ano todo. Nesta terça-feira, Karolini Juliana Amorim Melo foi uma das beneficiadas. A jovem está internada no hospital porque perdeu o bebê que esperava na 19ª semana de gestação. “Já estava sonhando passar o natal com ele. Com tudo isso que aconteceu, eles vêm aqui e ajudam. Alegram nossa tarde”.

A coordenadora do Comitê de Humanização do Hospital, Zenaide Dantas, pontua que as atividades presentes na programação de natal foram desenvolvidas por parceiros, voluntários, equipes dos Serviços e o próprio Comitê. “Todos foram e são importantes para este momento de união e confraternização”. Além das programações diárias, o Comitê de Humanização montou dois presépios para visitação dos usuários e colaboradores do Hospital. Um deles foi preparado no prédio da internação e o outro na recepção principal.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.