O Hospital Municipal São Benedito, em Cuiabá, que pegou fogo nesse domingo (15), anunciou que vai retomar as consultas ambulatoriais na próxima segunda-feira (23). De acordo com a prefeitura, as cirurgias de ortopedia e as neurocirurgias já podem ser agendadas a partir desta quarta-feira (18).
Um incêndio atingiu o hospital no último fim de semana e 76 pacientes precisaram ser transferidos às pressas para outras quatro unidades de saúde.
A medida foi autorizada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), nessa terça-feira (17).
As cirurgias ortopédicas serão realizadas no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e as cirurgias neurocirúrgicas serão realizadas no HMC e no Hospital Estadual Santa Casa.
Segundo a prefeitura, a equipe médica de cada paciente irá decidir a necessidade de cada caso.
Após o incêndio de domingo (15), a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o hospital, informou que solicitou e aguarda uma nova vistoria na unidade pelo Corpo de Bombeiros.
O incêndio
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em um aparelho de ar-condicionado de um quarto de enfermaria do segundo andar.
Não houve feridos, segundo a prefeitura.
Segundo a Secretaria de Saúde da capital, a recomendação dos bombeiros era retirar os pacientes devido à quantidade de fumaça tóxica que tomou os três primeiros andares.
Após o incêndio, os pacientes ficaram na calçada do hospital até a chegada de ambulâncias para serem transferidos.
A secretaria disse que 29 pacientes foram encaminhados ao HMC, 22 para o Hospital Estadual Santa Casa, 24 para o antigo Pronto Socorro e uma para o Hospital Metropolitano de Várzea Grande.
A perícia técnica já foi realizada pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), mas o laudo ainda não foi concluído.
Alvará vencido
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a unidade não estava com o alvará do Corpo de Bombeiros para comprovar as boas condições de segurança no local.
A ECSP disse que está trabalhando para adequar a unidade e corrigir os apontamentos do Corpo de Bombeiros. Segundo a administração, os equipamentos de incêndio estão em funcionamento e foram usados para conter as chamas.
Segundo os bombeiros, no final do primeiro semestre de 2021, uma equipe esteve no Hospital São Benedito para vistoria técnica. No entanto, não há alvará vigente.
O Corpo de Bombeiros relata que o local conta com extintores e hidrantes em funcionamento. Segundo eles, populares usaram os equipamentos para conter o princípio de incêndio antes da chegada de agentes da instituição.