O Hospital Geral Universitário (HGU) suspendeu atendimentos a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) por falta de pagamentos da Prefeitura de Cuiabá. A suspensão começou a valer nesta sexta-feira (29).
A direção afirma que os atendimentos suspensos integram a parte de atividades supervisionadas in loco por contribuidores da manutenção do hospital e estão auditadas e faturadas no sistema do Ministério Saúde como previsto no contrato vigente.
O hospital não informou o volume da dívida, mas em nota afirma que pagamento foi feito pela última vez em dezembro de 2018, mesmo com "todos os valores em atraso já repassados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Fundo Nacional de Saúde (FNS) para o Fundo Municipal de Saúde".
Diz ainda que Secretaria de Saúde de Cuiabá solicitou todas as notas fiscais correspondentes aos serviços realizados e que já foram protocoladas no setor financeiro.
O hospital afirma que desde o fechamento da Santa Casa de Misericórdia, no início do ano, os atendimentos estão sendo realizados em capacidade máxima, “inclusive extrapolando o teto físico-financeiro contratual em todos os últimos meses".
O Hospital Geral seria o único credenciado na capital para atendimentos nas especialidades de cardiologia intervencionista e cirurgias cardiovasculares.
“Estamos em processo de renovação contratual e devido aos constantes atrasos, a própria instituição solicitou a diminuição do seu contrato com a Secretaria de Saúde, com o descredenciamento nas especialidades de oftalmologia e vascular e diminuição da quantidade de consultas médicas especializadas/mês".