Após ser recepcionado com vaias e protestos na Assembleia Legislativa, Na sexta feira, dia 24, o deputado federal e presidente da câmara, Eduardo Cunha, passou por Cuiabá com o projeto Câmara Itinerante. O Hospital de Câncer de Mato Grosso, foi seu primeiro compromisso no estado. Cunha foi recebido pela equipe do Hospital, autoridades locais como os deputados Vitório Galli, Fábio Garcia, Adilton Sachetti, Ezequiel Fonseca, Carlos Bezerra e Teté Bezerra.
Nos quarenta minutos de visita, Eduardo Cunha acompanhou os diretores da instituição em um tour pelas instalações e conheceu os serviços prestados. Em um documento entregue pelo presidente do Hospital, Laudemi Moreira, estão relatadas as principais demandas para melhorias no atendimento ao público.
Os principais pedidos do HCanMT estão relacionados ao repasse de verbas de convênios, preços de tabela do SUS e o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon). Duas emendas parlamentares geraram convênios assinados em 2014 (814841 e 811435), no valor total de 1,1 milhão de reais, para aquisição de equipamentos para o hospital. Os valores, no entanto, não foram repassados, dificultando a expansão do hospital e melhorias no atendimento.
As outras duas questões tratadas são de interesse mais amplo para a oncologia no Brasil. Os valores da tabela do SUS, tema já bastante discutido, mas que ainda exige ações efetivas, e o Pronon. O Programa Nacional funciona como um incentivo fiscal para quem doar às instituições filantrópicas de saúde, abatendo o valor do imposto de renda. Porém, o programa está previsto para terminar em 2015. O HCanMT pediu apoio para prorrogar o incentivo, bem como ampliar o limite de dedução, atualmente em 1% do valor devido, de forma a agilizar a captação de recursos.
Ao fim da visita, Eduardo Cunha elogiou a atuação da instituição, seus esforços e crescimento. Apesar de ainda haver muito a ser feito, o Hospital de Câncer hoje exerce um papel fundamental na atenção oncológica no Centro Oeste. (Assessoria)