A Fundação de Saúde Comunitária, que administra o Hospital Santo Antônio em Sinop, a 503 km Cuiabá, anunciou a paralisação dos serviços prestados para o Sistema Único de Saúde, o SUS. A direção do hospital afirmou que o motivo da paralisação é a falta de pagamento do repasse referente ao mês de junho, por parte da SES (Secretaria Estadual de Saúde).
A suspensão da prestação dos serviços começou na tarde dessa sexta-feira (22) e não tem data para retorno. “Tal medida se faz necessária para garantir a qualidade mínima e respeito aos pacientes internados”, diz comunicado emitido.
O único setor que segue em atendimento é o da oncologia, prestado por uma empresa terceirizada.
Ainda segundo a Fundação, a não pagamento culminou na falta de profissionais para assumir os postos de trabalho e os atendimentos só vão retornar quando a SES efetuar os repasses para quitar os salários atrasados. No entanto, o valor da dívida não foi informado.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que já houve a tentativa de repasse financeiro ao Hospital Santo Antônio, contudo, a conta da unidade está sob bloqueio judicial, o que impede a efetivação do repasse. A SES disse ainda que analisa junto à Secretaria de Estado de Fazenda, Sefaz, uma alternativa para que o montante seja pago de forma a respeitar o cumprimento da decisão judicial.