Segundo a direção do hospital, o motivo da ruptura é a não renovação do contrato que a unidade de saúde possuía com a prefeitura municipal, além do atraso nos salários dos médicos.
Leia abaixo a nota enviada pelo hospital.
O Hospital Geral de Poconé, por meio de sua administração, vem perante a sociedade poconeana prestar esclarecimentos sobre suspensão dos serviços de obstetrícia da entidade.
Primeiramente destacamos que o serviço de obstetrícia é ofertado por nosso Hospital a partir de um Convênio firmado junto a Prefeitura de Poconé, cujo repasse é exclusivamente para custeio deste serviço, inclusive com a disponibilidade de profissionais médicos 24h por dia, 7 dias por semana.
Contudo, desde a administração municipal passada, convivemos com constantes atrasos nos repasses, sendo que o ultimo foi realizado pela gestão atual, mas é referente a novembro de 2012, ou seja, já se acumulam 5 meses de atraso e até mesmo a assinatura da renovação do Convênio para vigência a partir de Janeiro de 2013 não foi implementada pela administração municipal.
Assim, em diversas reuniões junto à Secretaria Municipal de Saúde nos fora prometida a renegociação dos débitos, e a assinatura do Convênio, o que infelizmente não fora cumprido.
De conseqüência, os médicos estão com os seus pagamentos em atraso desde dezembro de 2012, o que nos impõe a paralisação dos serviços, até mesmo porque não temos a formalização do Convênio que nos daria certa confiança de que poderíamos contar com o repasse do Município, ainda que a médio prazo.
Assim, diante da não regularização nos repasses, e da não formalização do Convênio, notificamos a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e MPE/MT, de que a conseqüência desta situação seria a paralisação da obstetrícia, haja vista a inexistência de recursos financeiros e insegurança jurídica ao Hospital, ante a inércia do Poder Público Municipal.
Respeitamos a população e toda a sociedade que custeia nossa Instituição, por isso, estamos a esclarecer o ocorrido, pois nossa administração pauta-se em preceitos de ética, responsabilidade e compromisso para com o povo poconeano, e estamos unindo esforços para que possamos continuar o belo trabalho desta Instituição que perdura há quase 70 anos.
Por Diego Frederici – Da redação
Com informações da Poconet Notícias