Por causa da crise financeira, a direção do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da UFRJ, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, anunciou que só serão realizadas cirurgias de emergência na unidade a partir desta terça-feira (15).
Outras duas medidas são: remarcação de consultas e a transferência de pacientes para outros hospitais. O remanejamento de pacientes será decidido por uma equipe de triagem que será montada no hospital, segundo nota divulgada pela assessoria da unidade. Segundo a direção, o déficit atual do hospital é superior a R$ 7,75 milhões.
Até o momento, cerca de 115 cirurgias eletivas foram canceladas, o que representa uma média de 17 cirurgias não realizadas por dia. De acordo com a nota, a irregularidade nos pagamentos ocorrem desde o mês de junho, gerando inadimplência com os fornecedores, que ficam impossibilitados de entregar materiais essenciais ao funcionamento do hospital.
O diretor do hospital, Eduardo Côrtes, já havia anunciado em entrevista ao Bom Dia Rio, no início deste mês, que as internações e cirurgias eletivas estavam suspensas. Na época, ele negou falta de medicamentos.
Na decisão a direção anuncia ainda que o contingenciamento de serviços é a única forma encontrada pela direção geral para garantir que os insumos para o tratamento de pacientes graves não acabe. Eles recomendam que os pacientes procurem outros postos de atendimento.
Fonte: G1