Dados do boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (26) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que dois hospitais de Mato Grosso estão com Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) superlotadas.
O Hospital Regional Irmã Elza Giovanella, em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), e Hospital Regional de Sorriso (420 km ao norte da Capital), estão com 100% e 150% das UTIs lotadas, respectivamente.
Além deles, outros dois hospitais também estão com ocupações nas UTIs de no mínimo 75% dos leitos ocupados. Em Cuiabá, o Hospital Universitário Júlio Müller está com 200% da enfermaria ocupada.
Com a atualização desta quinta-feira, o estado passa a contabilizar mais de 157,5 mil contágios pela covid-19, dos quais em mais de 4,1 mil casos os pacientes não resistiram e morreram por conta de complicações da doença.
Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande seguem liderando o ranking de cidades com mais contágios.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já contabilizou até o momento mais de 6,1 milhões de infecções pelo coronavírus. Deste montante, em 170,7 mil ocorrências as vítimas morreram.