Cidades

Horto Florestal prepara programação especial para comemorar seus 84 anos

No dia 21 de setembro, o Horto Florestal, vinculado à Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), completará 84 anos de existência. Uma programação ao estilo ao ar livre, com música, dança, palestras de conscientização e, claro, muita alegria e diversão, está sendo preparada. O evento está previsto para acontecer das 9h às 12h no dia 21 e será direcionado para as crianças. Contará com apresentações de balé do Projeto Siminina e dança folclórica com o grupo Sementinha Flor Ribeirinha. Já a palestra educativa, abordando a temática da educação ambiental, será ministrada pelos engenheiros florestais José Augusto da Cunha e Fernanda Avelina.

E a festa de aniversário tem um mimo para a criançada. Como se trata de um espaço decorado pela própria natureza, nada melhor do que levar para casa uma muda de árvore frutífera e sementes, tendo a oportunidade de acompanhar o crescimento desde a germinação.

"O Horto Florestal é muito rico e tem uma importância dentro da gestão municipal na arborização da cidade e plantio em geral. Mas, suas especificidades vão além das mudas frutíferas e do cerrado, como os ipês que embelezam a cidade ou das trilhas ecológicas para passeios que aliviam a alma", frisou o administrador do Horto Florestal, Alexsandro Alves de Souza.

Alexsandro, juntamente com outros profissionais que atuam no Horto, inclusive da engenharia florestal, está elaborando algumas iniciativas que vão beneficiar a comunidade. "Temos projetos mais ousados para atender demandas maiores, como da prefeitura e da agricultura familiar, além dos atendimentos que já oferecemos aos moradores de Cuiabá", revelou o administrador.

O local, que é muito conhecido por fornecer mudas de diversas espécies, tanto ornamentais como frutíferas, tem condições e pode ir muito além. Uma das ideias é levar o atendimento até as pessoas que não podem se deslocar ao Horto para buscar uma muda. "Está em estudos, e como tudo exige estrutura, vamos avançando aos poucos, mas é uma clientela que gosta de plantar e passar o tempo exercendo cuidados com a natureza. Aí estamos pensando em um serviço de disk mudas", pontuou o coordenador.

Há projetos, como de compostagem, que poderão ser ampliados e beneficiar mais pessoas. O serviço já é feito a partir das folhas e galhos de árvores que são recolhidos dos serviços de limpeza realizados pela Prefeitura de Cuiabá, através da Limpurb. Essa compostagem pode ser usada em praças e jardins ornamentais que embelezam as vias públicas da Capital. No caso, os troncos são separados e têm outro destino junto a empresas parceiras.

Outra iniciativa será a produção de matéria orgânica e contará com moradores de condomínios próximos ao Horto Florestal. Eles serão convidados a conhecer o projeto durante a programação de aniversário no dia 21. A ideia é usar os resíduos que são produzidos em suas respectivas residências. Para isso, basta que disponibilizem o lixo orgânico separado do lixo reciclável, ou seja, participem da coleta seletiva do lixo e, consequentemente, da prática inovadora.

A partir dessa matéria-prima, o Horto produzirá a matéria orgânica denominada terra preta, que servirá como adubo para hortas e demais plantações, podendo atender inclusive os produtores da agricultura familiar à medida que a iniciativa for crescendo. Inicialmente, a produção será destinada aos moradores envolvidos. Futuramente, o excedente será disponibilizado também para a população.

O engenheiro florestal José Augusto da Cunha atua no local há cerca de 10 anos e acompanha as transformações, muitas vezes silenciosas aos olhos da população. "Temos muitos sonhos para o Horto, para expandir e exercer todo o potencial desse espaço. Algumas das iniciativas poderão tornar o Horto autossuficiente futuramente, expandindo as parcerias. É uma questão de tempo e de trabalho para que o local se transforme em um viveiro de grandes projetos. Aqui é o coração da cidade, inspira e respira vida", frisou.

O Horto Florestal, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, oferece passeios por meio das trilhas. As visitas devem ser agendadas para uma melhor organização.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.