A gerente de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Leonice de Souza Lotufo, participou da reunião e orientou a Comissão Provisória a finalizar as documentações complementares, e debateu com as entidades presentes os objetivos do comitê.
Sibelle Jakobi da Superintendência de Recursos Hídricos da SEMA também participou desta reunião e orientou a Comissão Provisória a respeito das normas para a confecção do Edital de Convocação para a 1ª Eleição do Comitê, que deverá ser encaminhado à CEHIDRO para editar no Diário Oficial do Estado para realizar as eleições.
O presidente da Comissão Provisória, Sidney Ribeiro, comentou que esta homologação irá promover a gestão dos recursos hídricos, articular a integração da gestão dos Sistemas Estaduais e Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e seus respectivos instrumentos de gestão.
além de promover o debate das questões relacionadas com recursos hídricos e articular a atuação de órgãos e entidades intervenientes, e outras obrigações para manter a pureza das nossas nascentes, riachos, e rios que desaguam no Rio Teles Pires, e vale a pena informar que este comitê não possui autonomia sobre o Rio Teles Pires, que é considerado de responsabilidade federal.
A previsão da homologação do Comitê da Bacia Hidrográfica da Margem Esquerda do Baixo Teles Pires é de noventa dias, e há possibilidade da participação do Dr. Ilson Sanches, presidente em exercício da CEHIDRO, e secretario adjunto da SEMA na posse da nova diretoria do comitê.