A Justiça Estadual condenou Alessandro Ivo de Moraes a 23 anos e 4 meses de reclusão por tentativa de feminicídio contra a ex-companheira, em julgamento realizado pelo Tribunal do Júri de Várzea Grande na última quinta-feira (7). O crime aconteceu em 25 de maio de 2025, no bairro Bela Vista, e teve como vítimas a mulher de 38 anos e a filha do casal, de 17 anos, que tentou defender a mãe durante o ataque.
Segundo as investigações, Alessandro, conhecido como “Tourinho”, não aceitava o fim do relacionamento e invadiu a residência da vítima armado com uma faca. Durante uma discussão, ele desferiu golpes contra a ex-companheira, atingindo o braço e o abdômen da mulher. A adolescente também foi ferida no braço ao tentar impedir as agressões. O crime ocorreu na presença das cinco filhas do casal, todas menores de idade.
Na época dos fatos, a Guarda Municipal foi acionada para atender a ocorrência na rua Vital Brasil, por volta das 17h40. Após o ataque, o suspeito fugiu e, conforme relatos de moradores, teria atravessado o rio em direção a Cuiabá. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para uma unidade de saúde, sem risco de morte. O caso passou a ser investigado como tentativa de homicídio e, posteriormente, enquadrado como tentativa de feminicídio.
Durante o julgamento, o Conselho de Sentença acolheu integralmente a tese apresentada pelo Ministério Público. O juiz presidente do Tribunal do Júri, Pierro Mendes, determinou o cumprimento imediato da pena, mantendo o réu preso. O promotor de Justiça César Danilo Ribeiro de Novais destacou que a condenação reforça o combate à violência contra a mulher e a proteção à vida.
De acordo com o Ministério Público, esta foi a primeira condenação na comarca de Várzea Grande com base na Lei nº 14.994/2024, que tornou o feminicídio um crime autônomo no Código Penal. “A sociedade não aceita o inaceitável. A vida é inviolável. Todas as vidas importam. As vidas das mulheres também. Chega de violência sanguinária”, afirmou o promotor após a sentença.



