Gersonias Henrique dos Santos, de 45 anos, foi preso nesta segunda-feira (14) em Comodoro, a 644 km de Cuiabá, após ser procurado desde o dia 10, quando assassinou brutalmente sua esposa, Márcia Nogueira de Paula, na frente das duas filhas do casal.
O crime, que chocou a cidade de Colniza, a 1.065 km da capital, foi denunciado por vizinhos após ouvirem gritos de uma das filhas. O foragido se entregou à Polícia Civil após uma equipe de investigação contatar um de seus familiares, que mora em Comodoro.
No dia do feminicídio, a polícia divulgou um cartaz com a foto de Gersonias, pedindo ajuda da população para localizá-lo. O criminoso será encaminhado à Cadeia Pública de Comodoro e responderá pelo crime com base no Pacote Antifeminicídio, sancionado recentemente pelo presidente Lula.
Segundo o delegado de Colniza, Lucas Pereira, o novo pacote legaliza o feminicídio como crime autônomo, equiparando-o aos crimes hediondos e aumentando a pena mínima para 20 anos de prisão, podendo chegar a 40 anos.
O crime aconteceu após uma discussão do casal em um bar de Colniza. Ao chegarem em casa, a situação escalou, e Gersonias esfaqueou a esposa na frente das filhas, uma de 18 anos e outra de 9. Vizinhos acionaram a polícia, que encontrou Márcia caída no chão em meio a muito sangue. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou o óbito no local.