A família de Thiago Xavier dos Santos está desesperada atrás de um atendimento para o jovem que está apresentando várias crises de desmaios. Ele deu entrada no Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande neste sábado (2), o mesmo recebeu um encaminhamento para o neurocirurgião, no entanto o município não teria um profissional a disposição da unidade de saúde.
Segundo a família do paciente, Thiago chegou a fazer alguns exames no Pronto-Socorro, no entanto não havia nenhum especialista de plantão no local. Aflitos, os familiares fizeram apelos em grupos de WhatsApp para pedir providências por parte da Prefeitura de Várzea Grande.
Um vídeo gravado dentro do hospital, Thiago aparece deitado em uma maca no corredor, com a cabeça ensanguentada por conta do desmaio em que teria caído e batido em uma pedra. Em outra gravação, feita nesse domingo (3) a mulher do paciente que está grávida de sete meses, Ione, relata descaso para com o atendimento do marido.
O paciente teria dado entrada por volta do meio-dia no hospital, teria sido atendido e medicado. O médico do plantão solicitou uma tomografia, no entanto, a família diz não ter sido comunicada. Com a troca de plantão, outra médica, que veio a dar seguimento no atendimento, teria dado alta porque não haveria exame e nem remédios a serem medicados.
No final da tarde, Thiago dos Santos acabou retornando ao Pronto-Socorro por conta de um desmaio, em que caiu e bateu a cabeça em uma pedra. “Eles queria dar alta de novo, sem fazer exame nenhum. A gente fez um barraco para ver se as coisas funcionavam. Eles fizeram a tomografia, no entanto, não deram o laudo e mandaram a gente procurar a rede particular”, relatou Ione.
O hospital teria afirmado à família do paciente que a unidade não dispõe de um profissional para esse caso, tendo apenas um neurologista que atende apenas casos de urgência. “Ele ainda está todo machucado, o nariz ainda sangra e eles falaram que não é caso de urgência. Caso acontecesse de novo, eles disseram que era pra voltar que iriam medicar de novo para esperar até segunda-feira para procurar um neurologista”, declarou.
Outro lado
Em nota a assessoria do hospital rebateu o descaso e disse o paciente foi atendido e submetido aos exames necessários. A tomografia de crânio teria sido feita para apurar a necessidade de um neurocirurgião.
“No entanto antes mesmo de ser submetido ao exame o paciente, evadiu- se do local, SEM a liberação médica. Em torno das 17 horas o paciente retornou ao hospital e foi submetido ao exame necessário”, afirmou a assessoria.
No momento, a equipe médica estaria aguardando o resultado do exame para então, solicitar a avaliação do neurocirurgião para o paciente.