A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Saúde do Município, confirmou a morte de Vitalino Ventura da Silva, de 58 anos, nesta segunda-feira (20).Ele foi enviado vivo para o necrotério do Pronto Socorro da Capital (PSMC.), na última sexta-feira (17). O paciente teria ficado por mais de uma hora no local onde se guardam os mortos da unidade de saúde, um visitante viu e filmou o homem respirando (debaixo dos lençóis) e chamou os médicos.
A nota enviada pela Secretaria de Saúde informou também que será instaurada uma sindicância para apurar os fatos e os possíveis responsáveis pelo ocorrido. A Prefeitura lamentou o ocorrido e disse que está a disposição da família para apuração dos fatos.
Entenda
O senhor Vitalino ficou no necrotério por uma hora e depois foi reencaminhado para a ala vermelha do PS, ala onde se atendem os casos graves. Ele foi considerado morto por quase uma hora na noite da última sexta-feira (17) após duas paradas cardiorrespiratórias.
O caso pode ser observado por um vídeo gravado por um visitante, que viu Vitalino coberto por lençóis, com algodão no nariz e uma gaze tampando o tubo de traqueotomia, contudo continuava a respirar. O paciente está internado no Pronto-Socorro Municipal desde a última quarta-feira (15), quando chegou foi internado sentido falta de ar.
Veja a nota na integra:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lamenta o fato ocorrido nas dependências da Sala Vermelha do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá na madrugada do último sábado (18), no qual o paciente V. V., de 57 anos, que era paciente terminal, teve morte equivocadamente atestada pela equipe médica que o assistia, e esclarece que:
01) A Secretaria determinou nesta segunda-feira (20.07) a abertura de uma Sindicância para apurar as circunstâncias do ocorrido, bem como as responsabilidades dos profissionais envolvidos no caso.
02) A SMS também encaminhou solicitação ao Conselho Regional de Medicina (CRM) de Mato Grosso para uma investigação sobre o caso, especialmente no que se refere a atuação dos profissionais médicos.
03) A secretaria também comunica, com pesar, que o paciente V.V. veio a óbito por volta do meio dia desta segunda-feira, na UTI do Pronto Socorro, e que seu corpo está sendo transferido para o Instituto Médico Legal (IML) para a determinação da causa morte e a expedição do laudo que resultará no Atestado de Óbito.
Homem vivo é enviado ao necrotério do Pronto Socorro de Cuiabá