Um homem foi preso em flagrante nesta quarta-feira (19) em uma agência da Caixa Econômica Federal, em Várzea Grande, portando vários cartões da CEF e do Bolsa Família. Com ele também estava dinheiro em espécie, sacado no local.
A Polícia Militar realizou a prisão, dirigindo-se em seguida à residência do suspeito, onde encontrou uma enorme quantidade de cartões da CAIXA, do Bolsa Família e carteiras de trabalho em nome de terceiros. Na casa, também foram encontrados um revólver calibre 38 municiado, uma espingarda calibre 22, além de 22 munições calibre 38. O homem foi encaminhado para a sede da Polícia Federal, onde foi ouvido pelo delegado de plantão, Bernardo Soares Bond.
Em interrogatório, o homem alegou ser aposentado e que emprestava dinheiro a pessoas que fazem parte do programa Bolsa Família ou que têm seguro desemprego ou aposentadoria para receber. Disse que emprestava o valor que a pessoa teria direito, descontando 10% de comissão. O homem declarou que praticava esta atividade há pelo menos oito anos, tendo começado com poucas pessoas, mas aumentando sua "clientela" com o tempo. Disse ainda que muitos "clientes" entregavam seus cartões bancários, para que o interrogado pudesse acessar suas contas e sacar a parte que lhe cabia.
O homem disse que estava apenas ajudando as pessoas, mas lucrava cerca de R$ 4 mil por mês com os saques que fazia. Disse ainda que alguns de seus “clientes” não o procuravam para reaver seus cartões ou carteiras de trabalho, razão pela qual foi encontrado um número tão grande deles em sua residência. Afirmou que sempre "trabalhou" sozinho, sem contar com a ajuda de ninguém. Quanto às armas localizadas na sua residência, disse que as guardava para sua segurança e de sua família.
A Polícia Federal instaurou inquérito para apuração dos fatos. O homem foi indiciado pelos crimes de apropriação indébita e posse irregular de arma de fogo. Após o interrogatório, o aposentado foi encaminhado para o Instituto Médico Legal para exame de corpo e delito, sendo conduzido em seguida para o Centro de Ressocialização de Cuiabá.