Um homem de 38 anos foi preso nesta quinta-feira (16.10) pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva. Ele é investigado por uma tentativa de latrocínio ocorrida no dia 1º de outubro de 2024, em um condomínio na saída para Chapada dos Guimarães.
O suspeito possui extensa ficha criminal, com condenações que somam mais de 64 anos de reclusão, incluindo crimes de roubo e homicídio, e havia fugido do presídio em junho deste ano. Em setembro, ele foi preso em flagrante novamente em Várzea Grande por porte ilegal de arma de fogo e estava recolhido na Penitenciária Central do Estado de Mato Grosso (PCE).
Nesta quinta-feira, ele foi recambiado da PCE até a Derf Cuiabá, onde o mandado de prisão expedido pelo Juízo de Garantias de Cuiabá foi cumprido. O homem foi interrogado no inquérito que apura a tentativa de latrocínio, dando continuidade às investigações conduzidas pela polícia.
O caso ocorreu por volta das 21h55 do dia 1º de outubro de 2024, quando a vítima, morador do condomínio, percebeu comportamento estranho de seus cães e verificou imagens borradas nas câmeras de segurança. Armado com uma pistola registrada, ele foi surpreendido por três disparos efetuados por invasores, e houve troca de tiros antes que os criminosos fugissem pulando o muro em direção à MT-251.
A prisão integra a Operação Escudo, deflagrada em setembro com o objetivo de combater crimes patrimoniais na Capital e região metropolitana. As investigações apontaram que a ordem para a tentativa de latrocínio partiu de um criminoso preso na PCE, e a ação já cumpriu três ordens de prisão, além de mandados de busca e apreensão contra os envolvidos.